MONOGRAFIAS


As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.

  • Capa da monografia
    361

    Monografia

  • O inverno de 1932

    Passados 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, o livro documentário de Ana Figueiredo, datado de 2022, traz informações inéditas e pessoais sobre a época, a história e a memória do fato, com destaque para as cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, São Paulo e Passa Quatro, de onde veio a família da autora para morar em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba Paulista.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    360

    Monografia

  • Os Santos da Devoção em Escola de Samba

    O Carnaval é a festa popular mais tradicional do Brasil e é realizado em diversas partes do mundo. Considera-se que a festa surgiu durante a Idade Média, embora tenha características herdadas de festas populares da Antiguidade. O termo "carnaval" deriva do termo em latim "carnis levale", que significa "retirar a carne" e tem relação com a função da festa em suas origens.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    359

    Monografia

  • São Benedito em Escola de Samba

    O Carnaval de Guaratinguetá conhecido em todo o Estado de São Paulo, neste ano de 2023 apresentou São Benedito, o Santo da maior festa popular da cidade, com suas tradições, usos e costumes. A festa é realizada no domingo e segunda-feira da Páscoa, desde o século dezoito. A homenagem foi feita pela G.R.C.E.S. Acadêmicos do Campos do Galvão, com o título: "Congada ao Rei Negro São Benedito - uma história de fé, amor e devoção".

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    358

    Monografia

  • Maria Augusta em Novo Livro

    Na tarde do dia 21 de julho de 2022, foi lançado no auditório da Escola Conselheiro Rodrigues Alves, de autoria de Diego Amaro de Almeida, Mestre em História Social e Presidente do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos), o livro "A Loira do Banheiro: A Dama e o Conselheiro". O evento foi festivo (aniversário do autor), com música de piano e violino, coquetel e presença do jornalista e repórter Carlos Abranches que, no palco, entrevistou o autor sobre o livro e seus personagens.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    357

    Monografia

  • Museu Frei Galvão: Cinquenta anos de Cultura, Arte e Turismo

    No dia 23 de dezembro de 2022 o MUSEU FREI GALVÃO completou 50 anos de sua fundação, no mesmo ano do Bicentenário de seu patrono FREI GALVÃO (*1739 / +1822). A IDEIA DE SE FUNDAR um museu em Guaratinguetá nasceu no ano de 1957. Foi idealizado pelo jornalista João Martins de Abreu para funcionar na “Casa de Frei Galvão”, ocasião que começou a reunir um acervo de peças destinadas a esse museu, que seria ligado à Sociedade Frei Galvão. Entretanto, por falta de verbas e apoio, a ideia não foi adiante.

    Acesse o arquivo