Frei Galvão através dos tempos

Frei Antônio de Sant’Ana Galvão foi batizado na antiga Matriz, hoje Catedral de Santo Antônio. Na mesma igreja fez sua primeira comunhão, foi crismado e, como jovem religioso, aí rezou sua primeira missa.

Junto da porta principal da Igreja está o Batistério, hoje Capela de Frei Galvão, com artística imagem do santo, em tamanho natural, ali inaugurada em 1998. Foi doada pelo Comendador Pelerson Soares Penido – em memória de sua esposa Lúcia Marcondes Penido. Junto a ela está um geodo de ametista, com a Relíquia ex-ossibus (dos ossos) do Santo Frei Galvão, doação do Centro Social de Guaratinguetá e do Museu Frei Galvão.

Na capela de Frei Galvão destacam-se o artístico e antigo teto com detalhes em ouro, o vitral com a cena do batismo de São João Batista e a bela pia batismal em mármore de carrara.

É local de visitas, promessas e romarias. O templo possui rampas em sua porta principal, para um melhor acesso dos deficientes físicos ao interior do templo.

A Capela de Frei Galvão na Catedral de Santo Antônio está situada na Praça Santo Antônio, no centro histórico da cidade de Guaratinguetá-SP, e próxima da Casa de Frei Galvão.

Índice